APU reunirá especialistas para debater parcerias e solução para o saneamento de quilombos no Vale do Ribeira/SP

Encontro online, que acontecerá na próxima quarta (30), às 15h, é o primeiro de uma série de eventos em comemoração aos 35 anos da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp.A

Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU reunirá especialistas em uma roda de conversa online com o tema “Parcerias e Solução para o Saneamento de Quilombos no Vale do Ribeira SP”, na próxima quarta-feira, 30 de novembro. O encontro será realizado das 15h às 17h, com transmissão pelo canal da entidade do YouTube. Acesse aqui para assistir.

O webinar é o primeiro de uma série de eventos, que marcarão a celebração de 35 anos da APU.

A roda de conversa terá moderação de Vanderlei Pim, diretor de Desenvolvimento Profissional da APU, e Eliana Kitahara, articuladora do G9, um grupo de nove mulheres especialistas em saneamento e qualidade de vida, que tem como principal propósito atuar tecnicamente observando a legislação vigente, contribuindo para a universalização do saneamento.

Os convidados são a professora Dra. Vania Lucia Rodrigues, integrante do G9; Gabriel Fusco, diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado/SP; Ana Laura Pires Nalesso, assessora técnica de Gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA); e o professor Dr. Rodrigo de Freitas Bueno, vice-coordenador do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC – UFABC.

Durante o webinar, os participantes vão apresentar de forma resumida os trabalhos e estudos desenvolvidos em busca de solução para o saneamento de quilombos no Vale do Ribeira. Para chegar às soluções, ações realizadas e previstas pelo G9 estão sendo viáveis com apoio da APU, Prefeitura da Estância Turística de Eldorado, CSAN e UFABC.

Com base em pesquisas, o G9 identificou a potencialidade de implantação de um projeto piloto de saneamento em comunidades isoladas, localizadas no Vale do Ribeira. Estudou e avaliou as características e a conjuntura atual de demanda de saneamento básico na região, cujas condições de relevo e histórica determinaram o isolamento dos municípios locais, das demais regiões paulistas e apresentam um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do estado de São Paulo

Com o objetivo de buscar caminhos para o atendimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14026/21), o grupo adotou como referência os programas exitosos de Gestão Compartilhada, referência de Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR estruturado e em fase de implantação nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Por haver déficit de serviço de saneamento e por estarem as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira já organizadas em associações, o trabalho de implantação da gestão compartilhada está sendo realizado considerando as peculiaridades sociais, culturais, tradicionais, locais e não somente na análise técnica.

Serão considerados processos de tecnologias de baixo custo e alta eficiência que tornem a solução pactuada com a população beneficiada. Segundo o G9, a proposta visa contribuir para ampliar a universalização do saneamento no estado de São Paulo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Estratégicos – ODS.

As soluções e ações realizadas e previstas pelo G9 estão sendo viáveis com apoio da APU, da Prefeitura da Estância Turística de Eldorado, da CSAN e da UFABC.

Você tambem poderá gostar de:

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.