Histórico

Primeiro semestre de 1994: a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a maior empresa de saneamento do Brasil e uma das maiores do mundo, vivia momentos de muita incerteza. O modelo de gestão adotado desde a época do Planasa – Plano Nacional de Saneamento – estava falido e a empresa não conseguia mais dar respostas às exigências de uma sociedade redemocratizada e com crescente sentimento de cidadania.

A alta administração da Sabesp mostrava-se insensível aos sinais que a população emitia. Ao mesmo tempo, a gestão da empresa não privilegiava a boa prática administrativa transformando a Sabesp em uma companhia em condição pré-falimentar.

A situação tornou-se crítica, portanto, em diversos aspectos: institucionalmente – com movimentação crescente de municípios dispostos a retomar os serviços; empresarialmente – com resultados pífios apontando prejuízos, dívidas e falta de pagamentos; e, operacionalmente – com falta de água, ausência completa de projetos e programas de investimentos e com déficit ambiental imenso.

Dispostos a impedir o completo sucateamento com conseqüências nefastas para a Empresa – inclusive com a possibilidade de venda à iniciativa privada por preço vil – os profissionais universitários da Sabesp iniciaram um debate de intensidade nunca visto para poder elaborar e propor aos novos administradores estaduais um modelo de gestão para o saneamento em São Paulo.

Ao longo de todo o ano de 1994, apesar de forte repressão interna, a APU capitaneou os debates e envolveu todas as entidades representativas dos empregados da Sabesp. Inúmeras reuniões e seminários foram realizados, culminando com um evento histórico no Anhembi, envolvendo mais de 1.200 pessoas, quando foi aprovado o documento chamado “Bases para um Novo Modelo de Gestão do Saneamento no Estado de São Paulo”.

“Bases…” foi encaminhado para os candidatos ao governo do Estado de São Paulo como documento síntese da proposta dos profissionais universitários da Sabesp para a nova administração,. Ao tomar posse em 1995, a nova diretoria da Sabesp assumiu a maior parte daquelas propostas e iniciou um amplo redesenho organizacional que, apresentou resultados fundamentais para reverter o quadro exatamente nos aspectos institucional, operacional e empresarial.

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Francisca Adalgisa da Silva
Diretora- Presidente

Formada em Ciências Sociais (Fundação Santo André), pós-graduada em Gestão Ambiental (SENAC) e em Gestão de Políticas Públicas (UNIFESP), cursando Mestrado em Gestão de Territórios (UFABC). Na SABESP desde 1988, está no segundo mantado como Conselheira Deliberativa na Fundação Sabesprev, como representante dos trabalhadores. Esteve à frente da APU como Diretora-Presidenta por dois mandatos.
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Edson Dauroiz de Vargas Soares
Vice-Presidente

Formado em Ciências Econômicas (FMU), pós-graduado em Administração de Empresas (FAAP), cursando Gestão Pública (Universidade São Francisco – USF). Trabalhou na SABESP por 40 anos nas atividades de auditoria, gestão de riscos, gerência administrativa da Baixada Santista e gestão ambiental. Atuou como diretor de projetos da APU na gestão 2017/2020.
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Carlos José Leoneli
Diretor Administrativo e Financeiro

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Eliana Kazue Irie Kitahara
Diretora de Projetos

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Tania Aparecida Zanatta.
Diretora de Desenvolvimento Profissional

Amauri

Amauri Pollachi
Diretor de Relações Externas

Mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC) e graduado em Engenharia Mecânica e em História (USP). Na SABESP, exerceu diversos cargos em 31 anos. Foi presidente da APU de 1995 a 1999. Também é Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), conselheiro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), do Conselho Estratégico Universidade Sociedade da Unifesp (CEUS), da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS) e coordenador-adjunto do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.

sdsd

Cintia Elena Nicolau
Coordenadora de Comunicação e Conselheira Deliberativa

Tem pós-graduação em Especialização em Gestão Ambiental (UFSCar), é Tecnóloga em Saneamento Ambiental (UNICAMP) e Guia de Turismo (Centro Paula Souza). Na SABESP desde 2011, atualmente está na MO, tendo já atuado na MA. Tem experiência com planejamento, licenciamento, recursos hídricos e tratamento de esgoto. Apaixonada por viagens, também realiza trabalhos esporádicos no setor de turismo, como escrita de viagens.
Lupe

Lupe M. B. Balderrama
Coordenadora de Eventos e Conselheira Deliberativa

Formada em Engenharia Civil (Universidade Federal Fluminense), possui Especialização em Saúde Pública (FIOCRUZ) e Mestrado em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento com ênfase em Resíduos Sólidos (UNICAMP). Na SABESP desde 1994, atualmente trabalha na área ambiental da RE.

Conselho Fiscal

Titular 1 Marcelo Galdieri  
Titular 2 Robson Ramos Branco  
Titular 3 Lupe M. Balderrama  
Suplente 1 Mercedino Carneiro Filho  
Suplente 2 Vanderlei Pim  
     

Conselho Administrativo

1 Alcides Sanvesso  
2 Athaíde Anacleto  
3 Bruno Luis L. de Carvalho  
4 Carlos Alberto de Carvalho  
5 Cintia Elena Nicolau  
6 Claudia Bittencourt  
7 Claudia Regina Garcia Bertoni  
8 Eliana Guarda  
9 Eliana Kazue Irie Kitahara  
10 Lupe M. B. Balderrama  
11 Marcelo Serra de Lacerda Silva  
12 Marcos Cesar T. Barbosa  
13 Oscar L. Alencar Junior  
14 Reynaldo E. Y. Ribeiro  
15 Rian Cezar Alves da Silva  
16 Sonia Maria Nogueira e Silva  
17 Tania Aparecida Zanatta  
18 Telma de Cassia dos S. Nery  
19 Vanderlei Pim  

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A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.