Privatização da Sabesp: diretores da APU participam do programa “Fala, Fads” da TV GGN

Francisca Adalgisa da Silva e Amauri Pollachi participaram da discussão, que enfatizou os desafios e a luta pelo direito ao serviço público de água, saneamento e esgoto. Assista no YouTube.

A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU esteve presente em mais um programa para defender o saneamento público de São Paulo. Desta vez, Francisca Adalgisa da Silva, diretora de Projetos, e Amauri Pollachi, diretor de Relações Externas da entidade, participaram, no dia 20 de setembro, do programa “Fala, Fads” da TV GGN, no YouTube. O tema: “Privatização: o que você precisa saber, e o Tarcísio não conta”.

Na ocasião, Francisca Adalgisa, que é militante do Fórum Popular da Natureza e membro da comissão executiva do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), atuou na qualidade de âncora na discussão. Integram o debate, além de Amauri, que é também conselheiro do ONDAS; Antonio Pedro (Tonhão), participante do Movimento Comunitário, nas entidades FACESP e CONAM e no Movimento de Moradia (MDM); e Natália Felicissimo, coordenadora do Comitê Popular em Defesa da Sabesp.

Os convidados abordaram diversas questões, como os desafios que envolvem a privatização da Sabesp,  entre elas, a dificuldade do acesso aos serviços de saneamento para a população mais vulnerável, o engajamento da sociedade e a luta dos movimentos sociais, a falta de acesso à informação e a disseminação de falsas notícias, as reuniões de Tarcísio com prefeitos, entre eles, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O diretor da APU enfatizou mais uma vez que o saneamento de São Paulo é o melhor dos país e os 375 municípios que a Sabesp opera apresentam excelentes índices, entre os quais, 310 com água e esgoto universalizados. Segundo ele, é uma empresa com responsabilidade social e lucrativa. O especialista também falou sobre as reuniões que o governador vem realizando com os prefeitos para tratar sobre a privatização da companhia. Ele reforçou que o mandatário deveria tratar de políticas públicas e questões envolvendo saúde, moradia, entre outros.

Francisca destacou a importância da água para a vida do ser humano. Para ela, a privatização prejudicará os serviços de saneamento e afetará o bolso do contribuinte com o aumento das tarifas.

Assista ao programa na íntegra:

Você tambem poderá gostar de:

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.