PSB vai ao STF contra MP que altera marco legal do saneamento básico

O Partido Socialista Brasileiro ajuizou no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (21/8), ação de inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 844, de 6 de julho último, que, “sob a justificativa de garantir maior segurança jurídica aos investimentos no setor de saneamento básico, alterou significativamente e, de forma brusca, as atribuições no setor, com esvaziamento da autonomia e competências constitucionais dos municípios”.

Conforme a petição inicial, todas essas “substanciais modificações na fixação de políticas públicas e regulamentação de setor de saneamento básico, essencial para o desenvolvimento nacional, foram promovidas através de medida provisória, sem o necessário debate no Parlamento, em medida provisória que claramente não preenche o requisito da urgência exigido pela Constituição Federal, com ofensa direta ao art. 62, caput, da CF/88”.

O advogado do PSB, Rafael de Araripe Carneiro, ressalta que, com a nova MP, a ANA — que até então atuava como agência reguladora na gestão de recursos hídricos vinculada ao Ministério do Meio Ambiente — passa a ser uma entidade central em matéria de saneamento básico”.

Saiba mais em: https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/stf/do-supremo/psb-vai-ao-stf-contra-mp-que-altera-marco-legal-do-saneamento-basico-21082018

(Artigo publicado na integra, faz parte do site JOTA, por Luiz Orlando Carneiro 100)

Você tambem poderá gostar de:

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.