APU marca presença no 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

Além de ter um estande na feira, a APU foi representada por sua diretora de Projetos, Francisca Adalgisa da Silva, em uma mesa  sobre gestão e soluções tecnológicas para o saneamento rural em atendimento ao novo Marco Regulatório do Saneamento. 

A APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp marcou presença na 33ª edição do Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2022 (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Considerado o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, o evento promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp aconteceu no formato presencial, de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP.

A APU participou da feira com um estande, que recebeu visitas de diretores e colaboradores durante os três dias.

As conselheiras da APU Sônia Nogueira e Eliana Kitahara e o diretor administrativo e financeiro, Carlos Leoneli, visitaram o estande da entidade.

O presidente da APU, Edson Soares, em uma das visitas ao estande ao lado de Alzira Garcia, diretora de Desenvolvimento Profissional da entidade, Alzira Garcia, Sonia Nogueira e Débora Ferreira.

Francisca Adalgisa da Silva (ao centro) presente no estande da APU.

Carlos Leoneli visitou o estande do Museu Água, iniciativa da AESabesp para a cidade de São Paulo.

A conselheira Eliana Kitahara também visitou o Museu Água de SP. Na foto, da esq. para a dir. Eliana, Viviana Borges, preseidente do Consleho Deliberativo da AESabesp, Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e Mariza Prota (AESabesp).

MESA REDONDA

A associação, representada por sua diretora de Projetos, Francisca Adalgisa da Silva, também esteve presente na mesa redonda “Gestão e soluções tecnológicas para o saneamento rural em atendimento ao novo Marco Regulatório do Saneamento”.

O debate aconteceu no último dia do evento, quinta-feira, 15 de setembro. Também participaram José Francisco Gomes Junior, superintendente da Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais – RE da Sabesp; Rodrigo Sanches Garcia, promotor de justiça integrante do Gaema – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente. A moderação ficará por conta de Antonio Carlos Teixeira, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp.

A mesa teve coordenação de Luiz Yukishigue Narimatsu, ex-presidente da AESabesp, e Carlos Alberto de Toledo, membro do Conselho Deliberativo da Associação.

Na ocasião, Francisca Adalgisa abordou a questão social a ser considerada na busca de solução a diversidade cultural e as características culturais e socioeconômicas de cada região são essenciais para o planejamento e ajudam a dimensionar o problema.  Dados do IBGE (2017) apontam que cerca de 35 milhões de brasileiros ainda sofrem com o problema crônico da falta de saneamento básico. São 44,9 milhões de habitantes em áreas rurais e comunidades isoladas, sendo que 5 milhões de brasileiros não têm banheiros. A questão de gênero também precisa ser levada a exame já que as mulheres são as mais impactadas. Essa população está em pequenos municípios, áreas de difícil acesso e são pobres com dificuldade de pagamento. “Esse é o tamanho do desafio em atender a legislação até 2033”, enfatizou a especialista.

Francisca apresentou exemplos dos estados do Ceará, Bahia e Pernambuco que são referências por encontrarem soluções, por meio do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural), com a participação da comunidade na gestão. Em São Paulo, está sendo desenvolvido um projeto-piloto em quilombos no Vale do Ribeira (região de menores índices de IDH do estado), desenvolvido pelo G9 (grupo de nove mulheres especialistas em saneamento e qualidade de vida).

 

Sobre Nós

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.

Newsletter

Você tambem poderá gostar de:

Plenária Nacional Virtual – Dia 22/06

A APU participará da Plenária Virtual que reunirá entidades, parlamentares, ativistas, artistas, acadêmicos e trabalhadores. Todos juntos para impedir o desastre do saneamento. 22 de

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.