MANIFESTO EM DEFESA DA FUNDAÇÃO SABESP DE SEGURIDADE SOCIAL, por Francisca Adalgisa da Silva

Fomos surpreendidos pelo “Comunicado CH” informando a intenção da Funcesp em gerenciar os planos de previdência da Fundação Sabesprev. Surpresa sim, por que este tema não foi debatido na Fundação, tampouco como Conselheira fui informada sobre o tema, ou seja, uma ação unilateral da patrocinadora, ao que parece.

Ao ler a notícia, vem à memória uma informação equivocada há alguns meses veiculada pela Sabesp – e que chegou ao mercado – informado aos trabalhadores que a Funcesp é mais rentável que a Sabesprev, sem fazer as devidas análises sobre o grau de risco nas aplicações de investimentos que cada entidade trabalha, bem como o volume da carteira e o atingimento das metas atuariais, condições que demonstram cabalmente que a comparação entre ambas entidades de previdência privada favorece à Sabesprev, pois garante rentabilidade com baixíssimo risco, condição essencial para quem pensa em garantia e segurança de renda para a sua velhice. Esse grande equívoco, não esclarecido pela empresa, fortaleceu um discurso que a Funcesp é melhor, o que de certa forma prejudica a imagem da Sabesprev. 

De todos estes fatos, faço as seguintes ponderações sobre o “Comunicado CH”

Em primeiro lugar, lembrei de um artigo que li recentemente sobre como destruir uma equipe ou instituição, que dizia:

1. Intimidação 

Existe sensação pior do que a de trabalhar sob a pressão do medo? Qual equipe consegue se desenvolver e sentir-se motivada quando se sente amedrontada, coagida e sentido o seu fim próximo? A intimidação destrói a possibilidade de um envolvimento sustentado e um desenvolvimento saudável de uma equipe, bem como sua manutenção.

2. Valorizar seu amigo

Não há nada que chateie mais uma equipe do que ver o seu gestor valorizar outras pessoas ou empresas, em detrimento de sua equipe. Neste caso, a patrocinadora Sabesp está valorizando mais a Funcesp do que a equipe de profissionais da Fundação Sabesprev. Quando situações assim acontecem, a equipe não se compromete a dar o seu melhor, pois tem a percepção de que por mais que se esforce, não será valorizado.

3. Perda de credibilidade

O impacto de uma empresa com sua reputação abalada é muito maior do que ‘simplesmente’ a perda de dinheiro. 

Representa dano ao principal patrimônio de uma companhia: sua credibilidade.

Para desestabilizar uma equipe, podem ser utilizados diversos instrumentos, procedimentos ou fases, e a primeira fase se constitui de um processo de desestabilização e perda progressiva da confiança em si própria. 

A fase seguinte é a “hora do xeque-mate, do golpe fatal”. Esta etapa é seguida de ameaças veladas, de depreciação de tudo o que pertence ao outro. Estas atitudes têm o objetivo de manter o controle, o que importa é fazer com que o “outro pareça responsável pelo que acontece”, pela não eficiência ou falência.

A Sabesprev foi fundada por funcionários da Sabesp que se preocupavam com o futuro e, entre erros e acertos, chegou até aqui cumprindo o seu papel com qualidade. 

Os problemas pertinentes aos planos de saúde relacionavam-se a problemas de gestão da patrocinadora e não apenas da Fundação. Quem passou pela gestão da Sabesprev sabe do seu esforço e dos obstáculos criados em alguns núcleos de decisão da Sabesp para atuar de forma efetiva e eficaz junto à Fundação no sentido de equacionar os problemas que, por fim, culminaram na transferência dos planos de saúde para a Funcesp.

Como Conselheira da Fundação Sabesprev, reeleita para representar os funcionários da empresa, estou solidária com a equipe de profissionais, e sei o quanto é difícil estar trabalhando, dando o seu melhor e receber, de forma surpreendente, a “ameaça” de extinção, de desemprego. Não me surpreenderia se esta equipe qualificada de profissionais fosse ao mercado buscar recolocação, trazendo prejuízos inigualáveis a gestão da Fundação e por fim, justificando o seu fechamento. Seria para nós, uma perda irremediável.

Defendo a manutenção e o caráter permanente da Fundação Sabesprev, reconhecendo, respeitando e honrando seus profissionais. 

Por fim, lembro que neste momento em que se discute em Brasília a possibilidade de extinção das empresas estaduais de saneamento , a Funcesp hoje abriga sob sua gestão os planos previdenciários de todas as estatais paulistas privatizadas do setor de energia.

Francisca Adalgisa da Silva

Conselheira Deliberativa da Fundação Sabesprev

Sobre Nós

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.

Newsletter

Você tambem poderá gostar de:

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.