Entidade foi representada pelo conselheiro Marcelo Galdieri, engenheiro e advogado, que acompanhou a apresentação dos resultados e os debates sobre os desafios para a recuperação do principal rio paulista.
A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp (APU) esteve presente no lançamento do estudo “Expedição Tietê 2025″, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), nesta quinta-feira, 25 de junho. A entidade foi representada pelo conselheiro Marcelo Galdieri, engenheiro e advogado, que acompanhou a apresentação dos resultados e os debates sobre os desafios para a recuperação do principal rio paulista.
Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com universidades, o estudo percorreu mais de 1.100 quilômetros do rio Tietê e analisou 14 pontos ao longo de sua bacia hidrográfica. Os resultados revelam um cenário preocupante para a qualidade da água do rio, com a identificação de contaminação generalizada por esgoto doméstico, agrotóxicos, microplásticos, fármacos e drogas ilícitas. Os níveis mais críticos foram registrados em áreas urbanas, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo.
A pesquisa detectou a presença de microplásticos em todos os pontos analisados e constatou que não há trechos totalmente livres de poluição. O levantamento reforça a necessidade de ampliar a cobertura do saneamento básico, controlar as fontes de contaminação, incentivar práticas agropecuárias sustentáveis e intensificar as ações de monitoramento e recuperação da bacia do rio Tietê.
“Vim ao evento a convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, por meio do Subcomitê Cotia-Guarapiranga. A SOS Mata Atlântica desenvolveu um diagnóstico importante sobre o rio Tietê e os impactos da poluição, especialmente na mancha urbana. Prestigiamos o evento e aproveitamos a oportunidade para divulgar a atuação da APU e o trabalho que desenvolvemos em benefício da sociedade”, destacou Marcelo Galdieri.












