APU assume presidência do comitê da bacia do alto tietê

Reunião de eleição e posse da Diretoria (mar / 2019). Foto: Acervo FABHAT

Desde 2009, uma APU participa do plenário e das Câmaras técnicas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) como representante titular da sociedade civil. Como resultado de sua presença e atuação na gestão 2019-2021, a APU, representada por seu diretor Amauri Pollachi, assumiu a vice-presidência do colegiado. Em razão do pedido de afastamento do Presidente, Amauri assume o exercício da presidência desde abril de 2020 para conduzir o CBH-AT até o final do mandato, em 31 de março de 2021.

Reunião comemorativa – Jubileu de Prata CBH-AT (dez/2019) Foto: Acervo FABHAT

Um grande desafio enfrentado nesse período foi o esforço conjugado de todos os atores do Comitê para a aplicação integral dos recursos disponíveis do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Foram indicados 41 empreendimentos, sendo 39 financiados com R $ 135,7 milhões oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos – majoritariamente arrecadados com a Sabesp – que totalizam e dois com R $ 12,1 milhões da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos ( CFURH). No total foram registrados R $ 147,8 milhões em 2020, destinando-se 55% desse valor para ações de recuperação ou proteção de áreas de mananciais.

Outro ponto de destaque no período foi a aprovação dos Planos de Desenvolvimento e Proteção Ambiental dos mananciais Cabuçu, Tanque Grande e Guaió que possibilita a elaboração das Leis Específicas de mananciais em 2021.

Reunião plenária (fev/2020) Foto: Acervo FABHAT

 

 

Você tambem poderá gostar de:

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.